O QUE VOCÊ PRECISA CULTIVAR SE QUER TRABALHAR COM TURISMO?

POSTED ON 22/05/2021  |  Portal Panrotas

Quais dos seus talentos foram transformados ou melhorados nos últimos 15 meses? Já parou para analisar quais são suas novas habilidades profissionais ? Inseriu isso no currículo? Mencionou numa entrevista?

Um artigo da MacKinsey me chamou a atenção. Entre 25 habilidades que foram pesquisadas as que mais cresceram nas buscas e desenvolvimento das empresas foram as relacionadas aos aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Quais desses talentos são essenciais para os profissionais da indústria de viagens e turismo?

TUDO ESTÁ FOCADO NO SOCIAL E EMOCIONAL

Esse estudo, se aplicado ao cenário de sensibilidade e novas formas de trabalho impostas a partir da pandemia, mostra que liderança e gerenciamento de equipe, ao lado de um pensamento crítico e a capacidade de decidir são aptidões muito valorizadas pelas empresas. Estes dois temas se juntam ao gerenciamento de projetos. Os outros três elementos que seguem na lista de importância são a adaptabilidade e aprendizado constante, as habilidades digitais básicas e a empatia e as aptidões de relacionamentos interpessoais.

Todos esses elementos num caldeirão em que o principal ingrediente é social e o tempero que dá gosto é emocional, podemos imaginar o quanto todos esses talentos serão necessários daqui pra frente. Agora vamos trazer isso ao setor de turismo que vive imensas e rápidas transformações (falamos mais aqui), altamente direcionado às pessoas. O significado das próximas viagens terá muitos aspectos subjetivos, como a valorização da liberdade, do bem-estar e dos relacionamentos entre os companheiros de jornada (também falamos aqui). Estamos capacitando e observando nossos times nesse sentido? Faz sentido essa reflexão em nosso setor?

5 HABILIDADES PRA TURBINAR SEMPRE:

  1. Liderança e gerenciamento de pessoas
  2. Pensamento crítico e processo de tomada de decisões
  3. Adaptabilidade e aprendizado contínuo
  4. Habilidades digitais básicas
  5. Empatia e relacionamentos interpessoais

____________________

JEANINE PIRES

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

Tags:
No Comments

Post a Comment